Sejam Bem-vindos!


GALERA DO MSM - São Pedro/RN
FUNDADO EM 6/06/2011

SIMONY FORTALEZA

domingo, 16 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR: 15 DE OUTUBRO

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827, data consagrada à educadora Santa Teresa D Ávila, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, onde "todas as cidades, vilas e lugarejos teriam que ter suas escolas de primeiras letras". Esse decreto tratava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores contratados.
 Porém, essa ideia, inovadora e revolucionária, não foi acatada de imediato. Foi somente em 1947, 120 anos após o decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
As comemorações começaram em São Paulo, em uma pequena escola da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como " Caetaninho". O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro ocorresse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos levavam doces de casa para uma pequena confraternização. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo Brasil nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de outubro de 1963.
Em outros países, a data é comemorada em diferentes meses.
 A Unesco e diversos países comemoram em 5 de outubro. Nos Estados Unidos, é festejado na terça-feira da primeira semana de maio. China, em 10 de setembro. Índia, em 5 de setembro. México, em 15 de setembro. Argentina, em 11 de setembro.

" Aos nossos MESTRES

Ensinam o bom caminho:
ciência, filosofia...
matemática, português:
história, geografia:
pilares do nosso tempo:
arte e tecnologia...

Dedicam de noite a dia:
no templo da sabedoria...
Anísio e Paulo Freire:
educação com poesia...
Darcy, Lattes e Sócrates:
pela trilha de Sofia...

Mestre, mestra nos elevam:
ao pilar do firmamento...
Professam com maestria:
a arte do conhecimento:
Professor  e professora:
põem a mente em movimento..."

A todos os professores, deixamos aqui nossa GRATIDÃO E PARABÉNS!

OUTUBRO, MÊS DAS CRIANÇAS!

Em 12 de outubro, comemora-se o dia da Criança.  
O Dia da Criança é um dia de festa, de passeios, visitas, presentes, brincadeiras, de alegria...ou deveria ser.
Seria muito bom se todas as crianças do Brasil e do mundo pudessem festejar este dia dedicado a elas com alegria, mas nem sempre isso acontece.
  A criança precisa estudar, alimentar-se bem, brincar e obedecer aos pais. Precisa também de afeto dos pais, dos adultos, dos professores. Elas são o futuro do mundo, por isso devem crescer num ambiente de harmonia, paz, alegria e de muito amor. É preciso respeitarmos os direitos delas relacionados na Declaração Universal dos Direitos das Criança, para que estas possam se desenvolverem e viverem com dignidade. Pois ao que se consta, esses direitos continuam sendo um mero sonho,  precisando da participação de todos para que este  torne-se realidade, inclusive dos governantes do nosso país.
PARABÉNS A TODAS AS CRIANÇAS! SORTE!!!