POR QUE LER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS?
Primeiramente, porque isso lhes dá prazer. E elas aprendem com essas histórias de outras culturas, conhecem seus valores, modos de ser e viver. Na escuta das histórias e estórias(causos), as crianças aprendem a separar o que faz parte da realidade e do imaginário. E assim, desenvolvem a imaginação, inventam e sabem que no mundo do "faz de conta" tudo é possível. Dessa forma, vão entendendo, mesmo que sutilmente, a passagem do tempo, a ideia de passado e de memória.
Estudos mostram que o adulto tem papel fundamental para que a criança coloque a leitura e a escrita como foco de atenção. É a companhia do adulto que desperta interesse na criança para folhear um livrinho, imaginar cenas de uma história, perguntar o que está escrito ou prestar atenção o que está sendo lido.
Portanto, é muito importante que as crianças vivenciem a escuta de histórias interagindo com um adulto. Em momentos assim, o adulto lê alguns trechos, conta outros, dramatiza a voz de alguns personagens, chama a atenção para as ilustrações. Dessa forma, possibilita que a criança passe do papel de ouvinte ativo para o de leitor. Gradativamente será capaz de ocupar esse lugar, utilizando como apoio a ilustração, a memória e o auxilio de alguém mais experiente.
DICAS PARA VOCÊ TORNAR-SE UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIAS:
1- Escolha as histórias que você gosta ou gostava de ouvir. É preciso gostar do que se lê, para contagiar o ouvinte.
2- Encontre um lugar inusitado: um sofá, a sombra de uma árvore, um tapete, uma rede, etc.
3- Dê vida para os personagens. Capriche no ritmo, na entonação e use todo seu corpo para dar vida ao enredo. Contagie a criança.
4- Acredite na memória das crianças. Experimente, com elas, a divisão da narrativa e as falas da história.
5- Lembre-se de que a experiência com a escuta deve começar e terminar com a própria narrativa. Não busque explicações, justificativas, pretextos. A experiência se conclui com o desfecho do enredo.
6- Conquiste pelo olhar. Convide e instigue a criança para mergulhar na aventura, se surpreender e tentar adivinhar o que está por vir.
7- É preciso internalizar que a leitura de um texto não se esgota em uma primeira leitura. Cada vez que você lê a história, a criança descobre mais detalhes, novas possibilidades, outras compreensões.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma legislação que regula direitos fundamentais, como a vida, a saúde e a alimentação, entre outros, a leitura é um direito da criança, incluído no direito a educação, a cultura e o lazer, e que é preciso conhecer esse Estatuto, para assim garantir esses direitos. Pois pode fazer muita diferença quando se lê para crianças de até seis anos, ajudando assim a despertar desde cedo o gosto pela leitura.
Vamos lá! Torne-se um contador de histórias você também!
Simone Fortaleza
Simone Fortaleza
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