Sejam Bem-vindos!


GALERA DO MSM - São Pedro/RN
FUNDADO EM 6/06/2011

SIMONY FORTALEZA

sábado, 30 de julho de 2011

M.S.M.: 40º aniversário!

A nossa  escola, Manoel Soares de Moura, está completando 40 anos de existência e assistência educacional à população das comunidades de Lagoa Grande e Lagoa do canto. Ela foi fundada em 31 de julho de 1971.
 E para comemorar, nesta terça-feira, 2 de agosto, as professoras juntamente com amigos colaboradores,  alunos, pais e funcionários, estão promovendo um evento cultural para homenageá-la.
E.M.M.S.M.
  Temos convicção de que, depois do grupo familiar, uma escola, é um segundo lar, e imprescindível em nossas vidas, atribuindo-nos um melhor desenvolvimento como ser humano e inserção na sociedade. Portanto, nada melhor do que uma manhã cultural, para comemorarmos esta data especial, cumprindo com um dos objetivos do Programa Escola Ativa, que é abrir a escola pra toda comunidade. É o chamado Dia da Conquista.
 Estarão presentes, alguns dos primeiros professores, como D. Eunice Moura(D.Ieda), Maria Ferreira, a diretora Maria Marques, a supervisora Lili, a coordenadora das escolas municipais, Iraneide Rocha, a secretária de educação, Veridiana, o prefeito João de Deus Garcia, o vereador Mamédio, Chiquinho Luiz e professores da Escola Ativa.
Na programação, teremos a apresentação da Biografia da escola(Teatro de fantoches); Concurso de leitura; Palestra sobre " A importância da parceria família e escola" feita pela supervisora, Lili, para os pais; escolha do(a) mais belo(a) estudante; quadrilhas juninas de Lagoa de Fora e do Mané Môra e encerrando, o Boi do Reis do E.M.I.M.A.
 Será uma festa memorável!!!
Este evento cultural  está sendo apoiado pelo  prefeito João de Deus e sua esposa Eriberta, o vereador Mamédio, José Fortaleza e Paulo Reginaldo.

Em nome de todos que trabalham nesta humilde escola, onde aprendi a ler e escrever, e onde hoje trabalho, deixo aqui meus sinceros PARABÉNS!


Até lá.

Prof. Simone Fortaleza

terça-feira, 26 de julho de 2011

BOA NOTÍCIA

Escola reduz desigualdade

A escolarização foi o fator que mais reduziu a desigualdade em 2010.
Entre os ricos, a renda saltou 8,8%, e a escolaridade, 8,1%. Entre os mais pobres, 49,5 e 55,5%, respectivamente, indica a Fundação Getúlio Vargas(FGV).


MÁ NOTÍCIA
PAC não contempla Educação

Planos estratégicos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) têm metas de investimento vagas para a Educação. "A maioria não dimensiona o aumento dos recursos nem explica sua origem", diz Romualdo Portela, da Universidade de São Paulo (USP).

Revista Nova Escola. junho/julho 2011

Simone Fortaleza

domingo, 17 de julho de 2011

QUALIDADE DE VIDA!

Inteligência emocional & Estresse

A inteligência emocional ajuda a melhorar o desempenho, a criatividade e a capacidade para lidar com conflitos. Veja algumas dicas:

_ Conheça suas próprias emoções e como elas afetam seu cotidiano;
_ Controle os impulsos;
_ Tenha um objetivo na vida;
_ Pense positivo;
_ Saiba expressar opiniões e dizer não, quando necessário;
_ Procure compreender as emoções alheias, ser bom ouvinte, valorizar as diferenças;
_ Coopere, trabalhe em equipe e dê apoio ao autodesenvolvimento de outras pessoas.

Estresse

O estresse é a maneira como reagimos física e emocionalmente diante de qualquer estímulo que altere o nosso estado de equilíbrio. Pode ser positivo, em situações agradáveis; e negativo, com reflexo prejudicial ao organismo, a exemplo de sustos e preocupações. Quando não gerenciado de forma adequada, pode gerar problemas de saúde e de comportamento. Veja algumas dicas para se livrar desse mal.

_ Pratique atividades físicas que lhe agradem e adote uma alimentação saudável;
_ Reserve sempre um tempo para dançar, ir ao cinema, ler, conversar com amigos etc.;
_ Tire férias regularmente;
_ Pratique técnicas de relaxamento;
_ Seja voluntário em alguma causa, isso ajuda a se sentir gratificado;
_ Abandone hábitos nocivos, como fumo e consumo abusivo de álcool e de outras substâncias prejudiciais à saúde;
_ Se precisar, procure ajuda de um profissional.

É imprescindível cuidarmos mais de nossa saúde para termos uma qualidade de vida melhor.

terça-feira, 12 de julho de 2011

LIÇÃO DE VIDA

SOBRE XÍCARAS, CAFÉ E PESSOAS

Um grupo de ex-alunos, todos bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo. Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras de porcelana, de plástico, de vidro e de cristal. Algumas simples, outras caras e requintadas. O professor disse a todos para se servirem. Em seguida, ele fez o seguinte comentário:
_ Se vocês repararem, todos pegaram as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas de lado. Vocês sabem que a xícara, em si, não adiciona qualidade nenhuma ao café. O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores e, então, ficaram de olho nas xícaras uns dos outros.
Continuou o professor:
_ Pensem nisso: A vida é o café. Os empregos, dinheiro. As xícaras representam a posição social. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a vida. O tipo de xícara pode alterar parte da qualidade de vida, mas não altera a essência nem define a nossa vida. Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu. Deus côa o café, não as xícaras. Saboreiem seus cafés!

(Colaboração: Jeconias Azevedo Batista)

Prof. Simone Fortaleza

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cinco passos para enfrentar sua resistência a mudanças

Para muitas pessoas, qualquer mudança é sempre muito difícil, seja de emprego, de casa e até mesmo de atitude. Mas, mudar pode ser fascinante. Confira cinco passos importantes para você enfrentar resistências a mudanças.


1. Invista grande parte do seu tempo conversando com as pessoas sobre a necessidade de mudar.


2. Explique o que precisa ser modificado para que entendam sua participação em todo o processo de mudanças e o que terão de fazer para conservar seus empregos.


3. Enfatize que a idade cronológica e o tempo de empresa não tem relação direta com as mudanças.


4. Mostre que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivência estão diretamente relacionados à capacidade do indivíduo de se adaptar ao novo e, principalmente, ser um agente de mudanças.


5. Entenda que mudar pode ser fascinante e trazer muito mais oportunidades, mas você só poderá descobrir isso se experimentar.


Autora: Alessandra Assad (jornalista, palestrante, prof. universitária e diretora da Assim Assad Desenvolvimento Humano)


Prof. Simone Fortaleza

EDUCAÇÃO & REFLEXÃO

EDUCA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR; E ATÉ QUANDO ENVELHECER NÃO SE DESVIARÁ DELE.

Salomão

domingo, 3 de julho de 2011

LEITURA: LER É UM DIREITO!


POR QUE LER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS?






Primeiramente, porque isso lhes dá prazer. E elas aprendem com essas histórias de outras culturas, conhecem seus valores, modos de ser e viver. Na escuta das histórias e estórias(causos), as crianças aprendem a separar o que faz parte da realidade e do imaginário. E assim, desenvolvem a imaginação, inventam e sabem que no mundo do "faz de conta" tudo é possível. Dessa forma, vão entendendo, mesmo que sutilmente, a passagem do tempo, a ideia de passado e de memória.


Estudos mostram que o adulto tem papel fundamental para que a criança coloque a leitura e a escrita como foco de atenção. É a companhia do adulto que desperta interesse na criança para folhear um livrinho, imaginar cenas de uma história, perguntar o que está escrito ou prestar atenção o que está sendo lido.


Portanto, é muito importante que as crianças vivenciem a escuta de histórias interagindo com um adulto. Em momentos assim, o adulto lê alguns trechos, conta outros, dramatiza a voz de alguns personagens, chama a atenção para as ilustrações. Dessa forma, possibilita que a criança passe do papel de ouvinte ativo para o de leitor. Gradativamente será capaz de ocupar esse lugar, utilizando como apoio a ilustração, a memória e o auxilio de alguém mais experiente.






DICAS PARA VOCÊ TORNAR-SE UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIAS:






1- Escolha as histórias que você gosta ou gostava de ouvir. É preciso gostar do que se lê, para contagiar o ouvinte.


2- Encontre um lugar inusitado: um sofá, a sombra de uma árvore, um tapete, uma rede, etc.


3- Dê vida para os personagens. Capriche no ritmo, na entonação e use todo seu corpo para dar vida ao enredo. Contagie a criança.


4- Acredite na memória das crianças. Experimente, com elas, a divisão da narrativa e as falas da história.


5- Lembre-se de que a experiência com a escuta deve começar e terminar com a própria narrativa. Não busque explicações, justificativas, pretextos. A experiência se conclui com o desfecho do enredo.


6- Conquiste pelo olhar. Convide e instigue a criança para mergulhar na aventura, se surpreender e tentar adivinhar o que está por vir.


7- É preciso internalizar que a leitura de um texto não se esgota em uma primeira leitura. Cada vez que você lê a história, a criança descobre mais detalhes, novas possibilidades, outras compreensões.






De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma legislação que regula direitos fundamentais, como a vida, a saúde e a alimentação, entre outros, a leitura é um direito da criança, incluído no direito a educação, a cultura e o lazer, e que é preciso conhecer esse Estatuto, para assim garantir esses direitos. Pois pode fazer muita diferença quando se lê para crianças de até seis anos, ajudando assim a despertar desde cedo o gosto pela leitura.






Vamos lá! Torne-se um contador de histórias você também!


Simone Fortaleza

ANIVERSARIANTE DO MÊS: M.S.M.!

Neste mês de julho, estamos comemorando o aniversário da nossa escola. Apesar da simplicidade e carência de sua estrutura física e material, ficamos felizes em tê-la funcionando hoje, atendendo às necessidades educacionais(Pré-escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental) das crianças das nossas comunidades: Lagoa Grande e Lagoa do Canto. A ESTA que auxilia no futuro dos nossos pequeninos, deixamos o nosso caloroso PARABÉNS!


Veja aqui, um breve relato da história dessa escola:


A Escola Municipal Manoel Soares de Moura, foi fundada no dia 31 de julho do ano de 1971, hoje completando 40 anos de existência e prestação de serviço às nossas comunidades. 
A ideia de criar a escola foi do cidadão que era comerciante na comunidade de Lagoa do Canto, o Sr. Milton Moura, juntamente com os moradores locais, observando que havia muitas crianças em idade escolar, porém, não existia nenhum espaço destinado para atender as necessidades educacionais delas. 
Portanto, diante do problema, o Sr. Milton Moura fez a doação de um terreno ao lado de sua casa, (às margens da BR-304, km 264), para a construção de uma escola formada por 1 sala de aula, 1 cozinha com despensa e 1 banheiro, onde deu o nome de "Manoel Soares de Moura" em homenagem ao seu pai. Uma das primeiras professoras foi a mulher do Sr. Milton, D. Eunice Moura(D. Ieda Moura).
 Hoje esta escola  continua atendendo a todo alunado dessas duas comunidades, e alguns deles já estão na faculdade cursando Administração, Pedagogia, Biomedicina, entre outros. ´
É isso aí! Já estamos colhendo os frutos das sementinhas plantadas há anos nesta humilde escola. A esses ex-alunos que continuam em busca do conhecimento e consequentemente, do sucesso profissional, assim como nossa escola, estão também de Parabéns!


Simone Fortaleza

VOLTANDO AO BATENTE!

Olá, pessoal! O período de recesso já passou, todos aproveitaram pra valer as festividades juninas, e agora estamos voltando aos nossos compromissos diários. Recomeça nesta segunda, dia 4, as aulas em todo município. É tempo de reencontro e muito trabalho. Vamos lá...encarar a vida como ela é...e esforçar-se para torná-la melhor a cada dia! Sucesso pra  todos!

Simone Fortaleza