Sejam Bem-vindos!


GALERA DO MSM - São Pedro/RN
FUNDADO EM 6/06/2011

SIMONY FORTALEZA

domingo, 3 de julho de 2011

LEITURA: LER É UM DIREITO!


POR QUE LER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS?






Primeiramente, porque isso lhes dá prazer. E elas aprendem com essas histórias de outras culturas, conhecem seus valores, modos de ser e viver. Na escuta das histórias e estórias(causos), as crianças aprendem a separar o que faz parte da realidade e do imaginário. E assim, desenvolvem a imaginação, inventam e sabem que no mundo do "faz de conta" tudo é possível. Dessa forma, vão entendendo, mesmo que sutilmente, a passagem do tempo, a ideia de passado e de memória.


Estudos mostram que o adulto tem papel fundamental para que a criança coloque a leitura e a escrita como foco de atenção. É a companhia do adulto que desperta interesse na criança para folhear um livrinho, imaginar cenas de uma história, perguntar o que está escrito ou prestar atenção o que está sendo lido.


Portanto, é muito importante que as crianças vivenciem a escuta de histórias interagindo com um adulto. Em momentos assim, o adulto lê alguns trechos, conta outros, dramatiza a voz de alguns personagens, chama a atenção para as ilustrações. Dessa forma, possibilita que a criança passe do papel de ouvinte ativo para o de leitor. Gradativamente será capaz de ocupar esse lugar, utilizando como apoio a ilustração, a memória e o auxilio de alguém mais experiente.






DICAS PARA VOCÊ TORNAR-SE UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIAS:






1- Escolha as histórias que você gosta ou gostava de ouvir. É preciso gostar do que se lê, para contagiar o ouvinte.


2- Encontre um lugar inusitado: um sofá, a sombra de uma árvore, um tapete, uma rede, etc.


3- Dê vida para os personagens. Capriche no ritmo, na entonação e use todo seu corpo para dar vida ao enredo. Contagie a criança.


4- Acredite na memória das crianças. Experimente, com elas, a divisão da narrativa e as falas da história.


5- Lembre-se de que a experiência com a escuta deve começar e terminar com a própria narrativa. Não busque explicações, justificativas, pretextos. A experiência se conclui com o desfecho do enredo.


6- Conquiste pelo olhar. Convide e instigue a criança para mergulhar na aventura, se surpreender e tentar adivinhar o que está por vir.


7- É preciso internalizar que a leitura de um texto não se esgota em uma primeira leitura. Cada vez que você lê a história, a criança descobre mais detalhes, novas possibilidades, outras compreensões.






De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma legislação que regula direitos fundamentais, como a vida, a saúde e a alimentação, entre outros, a leitura é um direito da criança, incluído no direito a educação, a cultura e o lazer, e que é preciso conhecer esse Estatuto, para assim garantir esses direitos. Pois pode fazer muita diferença quando se lê para crianças de até seis anos, ajudando assim a despertar desde cedo o gosto pela leitura.






Vamos lá! Torne-se um contador de histórias você também!


Simone Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário